Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Reinstalando Webmail

As vezes ocorrer erros sem explicação no CPANEL - o trabalho de um bom administrador é ficar atento principalmente após atualizações do sistema.

Alguns erros bobos podem ser rapidamente corrigidos, como por exemplo o webmail. Para reinstalar os 3 sistemas de webmails disponíveis por padrão no CPANEL execute:

Primeiro atualize o seu CPANEL de forma correta e completa:

/script/upcp –force

Depois reinstale os sistemas:

Horde: /usr/local/cpanel/bin/updatehorde --force

RoundCube: /usr/local/cpanel/bin/update-roundcube --force

Squirrelmail: /usr/local/cpanel/bin/update-squirrelmail --force

Lembre-se que isso apagará todas as configurações existentes atualmente - inclusive banco de dados de contatos, etc.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Configuração do SSH

Alguns administradores deixam de lado algumas configurações do sistema SSH que podem facilitar a vida de seus usuários e tb implementar o nível de segurança de seus servidores.

Aqui eu vou listar alguns detalhes de configuração do SSH. Para mais informações detalhadas você poderá tamém ler executando o man do ssh via shell:

man 8 sshd

O sshd_config (arquivo de configuração do SSH) contém algumas diretrizes importantes:

Port
Define em qual porta o daemon do ssh (sshd) aceita novas conexões. A mudança da porta padrão (22) para outra porta é indicada, mas lembre-se isso apenas causa uma leve impressão de segurança, pois utilizando um simples port-scanning é possível identificar em qual porta esta rodando o SSH.

ListenAddress
Define um endereço IP específico em que o daemon ficará escutando no servidor, caso o servidor possua mais de uma interface de rede (física ou virtual). Esta opção é legal para servidores que ficam ligados diretamente a Internet, pois você pode definir que o daemon do ssh aceitará somente conexões oriundas da sua rede local.

Exemplo: ListenAddress 200.200.200.200

LogLevel
Oferece diversos níveis de log para análise: QUIET, FATAL, ERROR, INFO, VERBOSE, DEBUG, DEBUG1, DEBUG2, e DEBUG3. A opção que vem habilitada por padrão é a INFO, porém a que mais me chama a atenção é a DEBUG, que fornece todas as informações de possamos desejar.

PermitRootLogin
Serve para permitir ou não que o usuário root possa se logar via ssh. Esta opção é legal para evitar ataques de força bruta, pois o usuário root existe em qualquer sistema Linux/Unix e a maioria das tentativas de invasão tentam se logar como root.

Estas são apenas algumas diretrivez do sistema SSH, eu irei com mais calma no próximo pots colocar mais algumas informações sobre o sistema. Lembre-se de reiniciar o SSH server após qualquer modificação.